quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Mirror Match: Rygar VS Rygar

Saudações Caros Amigos, Equipe e Lançadores de Disco de Plantão:

Rygar faz parte daqueles jogos de Arcade, que tornaram-se clássicos entre os jogadores veteranos. Ganhou versões para alguns consoles domésticos, mas ficou na geladeira durante vários anos.
Quando a Sony anunciou o título para seu console de 128 bits, criou-se grande expectativa, já que todos esperavam um retorno triunfal do personagem e um game totalmente reformulado.

Em nossa série de matérias de personagens e títulos vs outros personagens etítulos similares, não poderia deixar de exisitir um Mirror Match (luta vs contra o mesmo personagem). Portanto criamos uma luta entre o Old Rygar (Rygar da época do 8 Bits) e o New Rygar (Rygar do console 128 da Sony).



Quem vencerá esta disputa? Será que o Antigo Título foi superado pela nova versão? ou mesmo o charme e glamour da nova versão, não conseguiu superar o antigo jogo?.

Como em todas as matérias, contaremos com convidados que irão comentar os quisitos analisados. E comentários finais e escolha do vencedor.

Primeiro Round: Gráficos
Por Yo!Noid -garoto propaganda e jogador de Yo-Yo

"Pois bem meus amigos! praticamente influenciado por Old Rygar, eu inciei minha curta carreira nos games, me utilizando de uma arma quase igual a dele (numa versão mais simples e inocente). Quanto aos gráficos não tem comparação! New Rygar ganha disparado com seus estonteantes gráficos e efeitos .Nem mesmo o revolucionário Chip usado na versão Arcade, consegue superar o que a Sony fez na nova versão de Rygar. Não podemos esquecer que mesmo nas versões domésticas Rygar perdeu feio também, pois nem as mudanças de estilo de jogo e gráfico da versão do Nes (mescla elementos de RPG com gráficos side e up scrolling) e a terrivel versão do Lynx, também perdem feio e vergonhosamente. Eu cheguei até mesmo a sonhar com uma noca versão de meu jogo para 128 bits, mas não chegeui nem mesmo a fazer uma pontinha, em uma versão Collection qualquer..."


RYGAR para Arcade lançado pela Tecmo em 1986. Este jogo de Arcade tornou-se um verdadeiro clássico entre os jogadores da época e sempre comentado pelos jogadores veteranos. Era uma questão de honra chegar no final do jogo com apenas uma única ficha.



Acima podemos conferir a placa e a CPU central do Arcade de Rygar que utilzava-se dos chips Z80( imagem e som) e do chip de som YAMAHA YM3812,ambos foram responsaveis pelos belos gráficos e som bem arranjado da primeira versão de Rygar.Pena que nos consoles e videogames domésticos, este conceito se perdeu.



Acima podemos conferir as conversões de Rygar para Comoddore 64 e Lynx da Atari respectivamente.



A conversão para Nes (Famicom) tentou mesclar elementos diferentes da versão do Arcade, como a visão Up Scrolling e elementos de busca presente em alguns Rpgs.




O Master System bem que tentou, mas não foi feliz em sua conversão de Rygar para o console Mark III ( como era chamado o Master System no Japão). Sob o Título de Sword of Argus (!?) os gráficos eram tão pobres quanto das versões Comoddore 64,Lynx e Nes.



Mas com certeza a conversão do ZX Spectrum foi a pior ( em todos os sentidos) , uma criança de 5 anos poderia desenhar gráficos bem melhores.Alem disso Rygar sem camisa e com cara de Conan, ninguem merece...



Acima podemos conferir a nova versão do jogo lançada para PS2....



E na imagem acima uma nova versão que foi prometida para o Nitendo Wii, chamada de : "Rygar- The Battle of Argus", em que segundo as notícias e previews usará e abusará dos controles e da interatividade do console.


VOCÊ SABIA...

Que existe uma desconhecida conversão de Rygar para o PC SHARP X68000 (X68)
Pois bem, ela existe e n'ao poderia deixar de fazer parte deste nosso review sobre Rygar, confiram as imagens abaixo?


Notem que esta imagem foi restirada de um emulador deste sitema, mas podemos notar pela art box traseira das imagens acima, que o jogo [e uma convers'ao perfeita do classico do Arcade.


RESULTADO: Vitória de New Rygar
O que é certo é certo e não podemos contrariar, New Rygar ganhou gráficos bem desenhados, interação com o cenário, e ângulos de camera. Enquanto Old Rygar, preso as plataformas Arcade, 8bits e handheld, não deixou seu estilo plataforma e side Scrolling.

SEGUNDO ROUND: SOM
Por:Cranky Kong -velhote e Resmungão:

"Nos meus velhos tempos... eu adorava a musiquinha repetitiva da versão Arcade de Rygar! Mas a nova versão de Rygar me agradou e muito! Nada daquela coisa barulhenta ou sintetizadores de som modernos que não sei nem como liga! O som é orquestrado, é suave, de acordo com a época e o contexto mitológico do jogo. Dá até vontade de parar o jogo e ficar ouvindo as músicas das fases. A Tecmo caprichou na parte sonora deste jogo com certeza!"

CHIP DE SOM YM 3812 DA YAMAHA, graças a este pequeno chip a versão Arcade de Rygar pode contar com um arranjo de som decente e diferenciado dos outros jogos de Arcade na época.

RESULTADO: Vitória de New Rygar
Tecnologicamente a nova versão de Rygar ganha das versões mais antigas, existem entretanto um porém neste quisito que não pode passar em branco.a nova versão de Rygar é um jogo extremamente curto, em relação a sua versão anterior, existem poucas fases (que são mais extensas), mas chega uma hora que mesmo o som primoroso das fases, vai cansando os ouvidos, principalmente em certas fases e chefes mais complicados em que você acaba ficando preso.

TERCEIRO ROUND: JOGABILIDADE
POR; MEGA MAN X2 COM SPINNING WHELL E... OPS!






"Sai pra lá robozinho aqui agora quem fala sou eu..."


"O QUE!!!?"

"HAAAAAAAAAAAAAA!"



"AHHHHHHHHHHH!"

GULP! TERCEIRO ROUND: JOGABILIDADE POR KRATOS: ESPARTANO E DEUS DA GUERRA ENFURECIDO:

"Rygar tem meu respeito um motivo: Se não fosse por sua estréia favoravél no videogame de 128 bits da Sony, muitos outros títulos baseados na mitologia grega, não teriam saído, inclusive o meu! Rygar foi o pontapé incial de uma febre de jogos mitológicos. Os gráficos são de primeira, o som esta muito bom, mas a jogabilidade e enrredo do jogo ficaram uma porcaria. O Disk Armor de Rygar tem a mesma finalidade que a minha arma, destruir inimigos e cenários, porém os upgrades do disk armor, ficou muito simples, a Tecmo poderia explorar mais as possibilidades do novo videogame, e acrescentar muita coisa. Os golpes também ficaram muito simples, e as combinações e combos, são muito facaceis de se fazer. A falta de inimigos, poucos, e todos trazidos da primeira versão, te obrigam e ter que ficar horas numa arena sibterrânea para deixar o disk armor forte o bastante para enfrentar o chefe final. Os itens e up grades aparecem de forma aleatória, e podem custar muitas horas num mesmo lugar, enfrentando inimigos para ficar mais forte, um verdadeiro pé no saco! O enrredo e a história do jogo é fraco, confuso e chato! E os cheats e disk armors secretos do jogo, demonstram uma falta de criatividade do pessoal da programação do jogo, usar uma pizza como disk armor é de doer! TECMO! ACORDA! Já a dificuldade e diversão da primeira versão de Rygar para Arcade é insuperavél, os jogadores suavam a camisa, e tinha que demonstrar toda sua habilidade e pericia com apenas dois botões.enem mesmo os 8 botões e 2 analógicos foram capazes de improvisar uma jogabilidade mais variada, o negocio mesmo é so pular e atacar, nada mudou tanto quanto na primeira versão."

RESULTADO: Vitória de Old Rygar

Mesmo que New Rygar tenha tantos pontos favoravéis quanto a gráficos e som, no quisito jogabilidade e enrredo, a Tecmo e a própia Sony deixaram á desejar nesta retorno do personagem e jogo a sua plataforma de 128 bits.Uma software house e uma produtora de jogos, tem como obrigação melhorar uma nova versão de um jogo em todos os aspectos.

O espaço e tamanho dedicados ao jogo é muito pequeno ( 1 giga), poderia ser acrescentado muito mais coisas ou posteriormente poderiam ter criado uma versão: Director's Cut ou mesmo uma versão melhorada com mais coisas, fases, chefes e fases secretas e up grades.

A história e confusa e batida, o desenrrolar da trama é chato, e a jogabilidade resumida apenas em bater, pular,alguns combos simples e up grades , isso torna o jogo enjoativo depois de um tempo, e facilmente encostado quando se chega oa final.

Old Rygar é um clássico que exige pericia, manha e habilidade do jogador, já que não possui saves ( versão Arcade). Mas ainda sim , um clássico relembrado e cultuado por uma legião de jogadores . Poderiam ter colocado como bônus, a versão antiga de Rygar no jogo do PS2, mas até nisso a Tecmo pisou na bola.

COMENTÁRIOS FINAIS: POR: SICKLE N' CHAIN BANDIT -KENSEIDEN USUÁRIO DE UMA ARMA QUASE IGUAL A DE RYGAR, KRATOS E ETC...

Deu vitória de New Rygar com certeza, tudo por causa do belos gráficos, som e outras cositas mas. Porém como Rygar não pode derrotar a si mesmo, a versão antiga do jogo para Arcade ainda continua insuperavel .

Os jogos antigos ainda se mantém firmes e fortes, mesmo que as novas versões tendem a superar tecnologicamente os recursos do passado. O charme da versão antiga de Rygar, esta numa jogabilidade simples e direta, sem muitos recursos, mas com grandes doses de dificuldade e desafio.

Não comentamos muito sobre a nova versão que esta para sair para o Nitendo Wii, pois bem, ela promete, e promete superar a versão do PS2 ( já que agora Rygar para este sistema tornou-se também um jogo antigo). As promessas da BIG N de uma interatividade maior com o Disk Armos, graças aos controles do Wii prometem diversão.

Mas esperamos que a Tecmo desta vez, trabalhe um pouco mais no Storyboard do jogo, na sua jogabilidade e não somente me gráficos que enchem os olhos e músicas que encantam .Nos resta agora esperar, se a Nitendo finalmente vai colocar a mão na massa e apostar em Rygar.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Versus Mode: Alex Kidd VS. Mario Bros.

Saudações Caros Amigos e Equipe:




Estamos de volta no Generation's Games Colliseum Paladium com mais este duelo de Titãs, desta vez trazendo a disputa entre Alex Kidd e o já famoso (e batido) Mario. O que podemos esperar desta disputa? Quem vai se sair bem e quem vai beijar a lona?.

Mais uma vez, vamos mostrar os detalhes, atributos e quisitos dos personagens, e no final saberemos quem é o grande vencedor.Embora Alex e Mario sejam completamente diferentes ,em alguns detalhes eles se parecem e muito. Vejamos alguns:


AFINAL... ALEX KIDD ERA PARA SER O "MARIO" DA SEGA?

Por: Willian Birkin
GENETICISTA, CIENTISTA LOUCO E DEFUNTO!

" Sim.Antes de me formar geneticista eu fazia pequenos bicos para empresas, e uma delas foi a empresa que criou Alex. Criamos um personagem usando uma amostra de DNA de Mario, e isolamos o elemento M (Mario) criando após algumas experiências o: "M Vírus".





















Nossos planos era conseguir algo mais ou menos parecido com isto:


Dramatrização de como eles queriam aos poucos transformar Alex num Mario Bros.

Mas o presidente da empresa, não gostou muito da versão "Hindu" de Mario e o projeto foi cancelado, eu tomei um pé na bunda, mas depois fui trabalhar em outra empresa, e depois todo mundo sabe a merda que deu..."

RESULTADO:Empate: pois Alex continuou ( e parou) sendo Alex, e Mario continua sendo o mesmo Mario.

IRMÃOS REJEITADOS:
Por:Eagle (Irmão Gêmeo esquecido de Alex):

"Eles tinham que copiar Mario em tudo! até mesmo o fato de eu ser tão rejeitado na história quanto Luigi. Ainda bem que não fizerem Super Alex Kidd
Bros. Em Miracle World eu apareço aprisionado, e tenho que ficar esperando até a metade do jogo, pela boa vontade de meu irmão, eu simplismente pode-se passar batido e em deixar preso como estou agora... Hey alguém!
TIRE-ME DAQUIIIIIIIIIIIIIIIIII!"

RESULTADO: empate: já que em todos os jogos destes personagens os irmãos são rejeitados e tem pouco destaque.


QUEM PULA MAIS ALTO?

Por: Pulador Q*BERT:

"Pessoal não tem para Ninguém! Mario Ganha de Alex Kidd, de longe á vários metros de altura.Primeiro por que Mario já nasceu com o nome de Jump Man, o que dava a idéia de que a principal caracteristica deste personagem era pular e saltar, já o pequeno Alex, tinha que recorrer á todo tipo de power up, para conseguir alcançar lugares mais altos.
No bom estilo e seguindo o velho ditado: "Mata a cobra e mostra o pau" vejam as imagens:"



Enquanto Mario consegue literalmente chegar as nuvens com um único pulo, vejam o que Alex Kidd tinha que fazer :

Asa delta,Peticopter,Balões, Poderes especias, Pula- Pula e Até Mesmo uma bengala voadora (!?) eram um dos vários power ups usados por Alex em suas aventuras.

Resultado:
vitória de Mario, já que Alex não foi criado para saltar e sim para socar, mas levando em consideração que para tal feito, Alex precisava de itens, enquanto Mario já tinha suas habilidades natas, Alex perde pontos neste quisito.

POWER UP VS. POWER UP:

Por: Merchant Hachid
dona da Lojinha de itens e secos e molhados.

"Bessoal, a negocia é a seguinte, Besmo que eu tenha ganhado muita dinhiera com a garoto Alex, Mario bodia ter as power ups de graça, Por issa eu decidi abrir meu lojinha na game do Alex, senão minha negócia ia pra chon. Buita gente poder dizer "Hachid! fazia cópia paraguai de power up", mas quem fez a jogo do Alex cobiou muito dos power ups da Mario. Vejam:































"bejam que a power up da flor de fogo do mario e a power up da Alex são parecidas, só que eu sou vendedor de mercadorias, e non sou florista, e mesmo que bosse, non dou na pra ninguém.

"Oha ai a Lojinha da Hachid! bejam que Alex ficava forte e invencivel por causa da pó que Hachid vendi no seu loja ( não bou contar o que pó era essa!) mas Mario ficava invencivel bor causa duma estrela, e Hachid non encontrava pra vender no seu lojinha.

Mas o que a Hachid nunca pode encontrar para Alex é a maldita cogumelo que deixava Mario Grande.Alex nunca fica grande e sempre reclamou disso, mas bazer o que né? mas lojinha da Hachid esta sempre aberta de Segunda e dominga e telef..."

Para resumir o que este chato falou, é o seguinte:
Embora Alex, tenha a sua disposição vários itens e power ups, eles foram muito mais aproveitados em uma unica versão e jogo do personagem (A.K: In Miracle World) nos demais jogos eles estão escassos ou simplismente são nulos e quase inexistentes.

Vejam na imagem acima, que em Alex Kidd in Miracle World, os itens e os power ups são muito distintose variados, assim como os itens chaves de fase, porém parece que toda a criatividade foi gasta neste jogo, enquanto os demais pecaram por sua simplicidade em demasia ou a falta deles.


Mario ao decorrer dos jogos, teve mudanças e acréscimos criativos em seus power ups, portanto:

Resultado: Vitória de Mario, por saber balancear o uso de power ups, e diversifica-los no decorrer dos jogos.

Longividade e Desenvoltura:
Por: Segata Sanchiro "Aposentado":

"Todos os dias, enquanto jogo Pachinko e Mah Jong com meus amigos numa das praças de Hokaido, eu fico me culpando por que não trataram Alex Kidd com seriedade. Enquanto o bigodudo encanador ainda esta na ativa durante anos e anos.

Dos seis jogos de Alex Kidd lançados pela Sega, somente cinco são conhecidos ( a versão BMX Trial ficou obscura durante muitos anos) e somente um deles foi lançado para o 16 bits.

Mario já passou por quase todas as plataformas e gerações existentes, não sofreu tantos danos como o Sonic, que teve muitas mudanças radicais ao avançar pelo universo 3D. A verdade é essa, mesmo que me doa dizer: Mario foi muito melhor trabalhado e explorado que nosso querido Alex.

Alex foi virtualmente esquecido aqui na terra do Sol nascente, esperamos que esse seu lançamento para esse tal de Wii possa trazer de volta as boas e velhas lembranças para os mais velhos e veteranos de console, mas também para os jogadores que não levam o videogame seriamente..."

Resultado: Vitória esmagadora de Mario, Alex Kid conta com apenas seis títulos do 8 até o 16 bits da Sega. Mario já saiu em praticamente todas as gerações, formatos e estilos. Uma possivel continuação ou aproveitamento do personagem em outros jogos, nunca aconteceu, deixando Alex apenas na lembrança de jogadores Brasileiros e veteranos dos primeiros consoles da Sega.

Resultado e comentários Finais:
Generation's Game -The Later Years:
Gamer Aposentado que não desiste de falar e analisar Games:


Resultado: Vitória de Mario


"Ehhhhhhhhh! parece que Alex se deu mal neste versus mode, mas não podemos questionar o papel de Alex Kidd, nos tempos em que nós brasileiros vivemos a era de ouro do Master System e Mega Drive em noso país, e também não podemos comparar, a quantidade de títulos de Mario, contra somente seis versões do personagem Alex.

Alex Kidd perde, não por falta de esforço e diversão em seus jogos, já que os gráficos, som e jogabilidade são tão bons e equivalentes ao de Mario. Alex perde pela falta de vontade dos programadores da Sega, em ter criados novas versões de jogos para o personagem, e mesmo a Sonic Team, representante e atuante no nome Sega como Software House, perdem demasiado tempo em criar versões confusas de Sonic, quando deveriam estar investindo em outros personagens.

Como diria um famos poeta que não me lembro o nome por que estou caduco, tinha uma frase mais ou menos assim: "Não se pede para nascer, mas se morre sem querer..." .E eu acredito que os fans de Alex Kidd jamais pediriam o esquecimento deste importante personagem dos videogames."

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Versus Mode: Enduro Vs Top Gear

Saudações Caros Amigos e Volantes Birutas de Plantão:

Bem Vindos ao Generation 's Games Colliseum Paladium, onde estaremos promovendo um verdadeiro duelo de titãs, entre dois clássicos dos jogos de corrida. De um lado com quase 25 anos de idade, o insuperavél e o inoxidivel : ENDURO do console Atari VCS 2600 e do outro com apenas 15 anos de estrada, mas um concorrente á altura e literalmente turbinado: TOP GEAR do console 16 bits da Nitendo, o Snes.



Dois clássicos, dois jogos respeitados e considerados por uma legião de jogadores no mundo todo, quem irá vencer esta disputa, qual dos dois irá superar?

ANALISANDO OS LUTA... OPS! OS CORREDORES:

Não querendo usar o velho clichê das revistas especilizadas, mas para facilitar a decisão final por parte dos jogadores e decisão final deste trabalho, vamos analisar os quisitos de cada jogo, como os juízes das escolas de samba ( vale até mesmo usar aquela voz ridícula do cara que divulga as notas).

QUISITOOOO: GRÁFICOS:

TOP GEAR : 10
Enduro : 9,5

É obvio que Top Gear levaria a melhor neste quisito, com certeza, já que o engine e plataforma no qual este jogo foi feito permite uma resolução e variação nos gráficos, muito superiores aos do clássico do Atari. Mas também não podemos desmerecer o trabalho desta antiga plataforma, que foi o percurssor de todas as tendências de jogos de corrida existentes, mas vejmaos os lementos á mais que tornam Top Gear tão atraente:
1- tela de opções:permite escolher entre 1 ou dois jogadores simultâneos, grau de dificuldade, circuitos e países, o tipo de velocidade (MPH ou KPH).
2-Veículos: embora sejam variações coloridas de um mesmo carro, cada qual apresenta uma potência diferente.Não adianta ter um carro mais potente, se ele bebe muita gasosa, e te deixa na mão.

3-pistas e circuitos mundiais: Acimas vemos a pista de Jacarepaguá no Rio de Janeiro, talvez uma alegria para nós brasileiros, mas muitos iriam preferir o de Interlagos com certeza.Endura apresentava um único circuito, com diferenciais apenas nas fases do dia.


4-Como numa corrida real, existem até os Pit Stops, para abastecimento de combustivel, Notem que esta tela, teve um trabalho gráfico excepcional.



5-Ambientes e partes engraçadas: Enquanto Enduro variava em seus cenários mostrando fases do dia e estação do ano ( gelo) ao mesmo tempo.Top Gear fazia isso separadamente em suas fases, mostrando características de cada país. As psrte engraçadas, ficavam por conta dos avisos das placas como da imagem central da fase da Escócia, que fala do monstro do Lago Ness.

QUISITOOO: SOM

ENDURO: 10
TOP GEAR: 9,5

Muita gente pode achar um absurdo,Enduro , ganhar neste quisito, já que a plataforma não possuia chips, processadores ou sintetizadores de som, e estava restrita apenas a efeitos sonorso simples, To Gear possuia músicas e efetios sonors mais bem elaborados, porém repetitivos e que se tornavam chatos com o passar do tempo. Enduro do Atari, podria até empatar, mas era justamente o efeito sonoro de aceleração do carro, que dava emoção e suspense ao jogo, isso sem contar o medidor piscando, quando se estava amanhecendo o dia, e a corrida estava prestes a terminar ( Todos sabem que Enduro não tinha continues ou Retry). Portanto Enduro vence neste quisito pela sua criatividade em criar um clima de suspense e emoção, com o pouco que tinha.

QUISITOOO: JOGABILIDADE

TOP GEAR: 10
Enduro : 9,5

Outro quisito que foi cruel e desleal com o clássico do Atari, analisando friamente este quisito, é obvio que Top Gear vence , deixando Enduro comendo poeira na estrada.
Os controles de Top Gear contavam com uma opção pessoal de configuração, e botões opcionais e destinados para cada uma das funções ( aceleração, freios, nitro, mudança de marcha e etc). Já o Enduro, estava restrito apenas a aceleração e ao freio (acionado através do Stick). Neste quisito, ambos oferecem uma jogabilidade muito precisa e funcional, porém os opcionais de Top Gear, superam o clássico do Atari.

A jogabilidade entre dois players simultâneos ( com divisão das telas) era outro opcional de Top Gear que supera o jogo Enduro.

Na imagem ao lado podemos conferir na parte superior um dos carros acionando o GEAR ( ou Nitro) , também podemos conferir nesta imagem, que o jogo, oferecia uma possibilidade de jogabilidade entre dois players simultâneos, coisa que Enduro não tinha como ofereceer.

QUISITOOO: DIFICULDADE:

ENDURO: 10
TOP GEAR: 9,5

Top Gear oferece um sistema de ajuste de dificuldade (Skill), enquanto no jogo Enduro, a dificuldade esta no avanço das fases (Fase do Gelo e Neblina) e no avanço das corridas ( virada de fase após a bandeirada) mais carros e mais velocidade. Enduro supera de longe neste quisito, já que em Top Gear, mesmo no nível de dificuldade máximo, quando se pega a manha das pistas e dos circuitos, não é tão dificil vencer.

Já em Enduro, esta acréscimo de dificuldade a níveis extremos, é mais que uma prova de dificuldade, mas sim de habilidade e persistência. Isso motiva os jogadores, a irem cada vez mais longe e tentar superar o seu placar de pontos.

Comentários Finais:
Por: Colecionador Maluco


HUHUHUAHUAHUAHA parece que deu empate técnico!!! Mas também, não tem como um superar o outro, já que os dois cairam no gosto e nas graças tanto dos jogadores veteranos, quanto do pessoal que baixa emuladores. Ambos são campeões dos downloads huahuahuahuaha!

Agora aqui pra nós, e isso não é coisa de maluco!!! Quantos cartuchos originais de Top Gear vocês já viram na praça????? Top Gear Original é uma verdadeira mosca branca!!! quem tem, não se desfaz, e quem se desfaz, é um sério candidato a embolsar uma boa grana ou...
Usar a minha camisa de força Huhauhauhauhauaha!