
Acima podemos ver uma das Capas do game Prince of Persia para o MS DOS e Abaixo podemos ver primeiras mídias do jogo. Muitos jogadores conheceram Prince of Persia através dos Floppy Disks.


Prince of Persia (abreviado como "POP") é um jogo de plataforma produzido por Jordan Merchener em 1989 para o computador Apple II,muitos de nós conhecemos Prince of Persia pelos antigos PC's 386 em suas telas monocromáticas nas cores verde ou cinza, Prince of Persia é uma marco dos jogos de computadores de sua época, por introduzir técnicas quase realistas de movimento e combate. Mechner usou um processo chamado: Rotoscopia que nada mais é do que copiar os movimentos quadro á quadro e depois inseri-los em forma de animação, quem assistiu o antigo filme "O Mago da velocidade e do tempo" talvez entenda este processo, mas vamos tentar explicar.
Mechener, usou uma camera para filmar os movimentos humanos que seriam realizados pelo personagem de seu jogo, para isso contou com a ajuda de seu irmão mais novo David Machner, que vestindo uma roupa branca ( como a do personagem do jogo) fazia os movimentos, e eles eram filmados quadro á quadro( os vizinhos devem ter achado que os dois irmão estavam loucos, mas todo gênio é incompreendido) . O processo era longo e desgastante para quem filmava e quem fazia os movimentos, mas o resultado final foi um surpriendente jogo de ação horizontal.Abaixo temos um exemplo de como pode ter sido feito uma das varias imagens usadas para o jogo:


Exemplo de como uma eram captadas as imagens e movimentos do personagem de Prince of Persia, usado no game original.
Além da inspiração do filme Indiana Jones: Raiders of the Lost Ark (Indiana Jones e os caçadores da Arca perdida). Jordan Mechner se inspirou no livro "As mil e uma noites" dai podemos ver de onde ele tirou a inspiração do nome do vilão da história: "Jafar" assim como muitos dos detalhes dos cenários e calabouços do game Original.
O Apple II foi o primeira plataforma em que o jogo foi lançado, mas não demorou muito para ele ter versões para:Amiga, Apple Machintosh, Dos,Nes, Game Boy, Snes,Master System, Mega Drive, Game Gear, Sega CD,Sharp X68000,Atari ST e SAM Coupé. A primeira vista, Prince of Persia parecia chato e repetitivo, mas as variadas armadilhas, puzzles e segredos que o jogo escondiam eram suficientes para nos manter horas á fio diante de um PC ou mesmo na frente do videogame.
As Varias Versões de Prince of Persia:Quando falamos de Prince of Persia ( principalmente a versão clássica no qual citamos acima) a primeira imagem que nos vem a cabeça é do jogo de PC. Mas claro que tivemos todo o cuidado de relembrar que ele esteve presente em videogames domésticos também. Os jogadores das gerações 8 e 16 bits foram agraciados com uma versão deste jogo para seu console. Segundo nossas pesquisas alguns consoles tiveram características únicas:
*A versão do computador SAM Coupé de 1992, é considerada única por que foi programada de forma não oficial baseada na versão existida do Amiga, o interessante que a versão foi permitida, por dois motivos: 1-por não ter custos para a Domark ( que lançou Prince of Persia no Reino Unido baseado nesta versão) 2-Pela perfeição da compilação da versão SAM Coupé que não tinha suporte técnico ou mesmo um mainstream. Além do fato de toda a produção deste título ter sido feita por um único indivíduo, Chris White, porém vale lembrar que nem tudo foi perfeito ja que esta versão de Prince of Persia entre suas exclusividades, possuia também vários bugs nunca vistos.
As versões Mega CD and Turbo Duo (PC Engine) foram únicas, por que foram as primeiras plataformas a usarem cenas de animação, vozes e som digital para o jogo Prince of Persia. Mesmo com mudanças sutis no personagem, ambas versões parecem ter se inspirado na versão Machintosh, em que o personagem usava turbante e vestes coloridas.

Acima podemos ver uma das animações de Prince of Persia para Mega CD (Sega CD) .Embora os gráficos e as animações fossem bonitos, incorporam o estilo Anime Japonês e fogem do contexto de um personagem Árabe.
Outras Versões:
Amiga:


Amstrad CPC:

APPLE II:
ATARI ST:


MS DOS:


Game Boy & GameBoy Color:




Genesis (Mega Drive) :



OBS# Domark e a distribuidora de Prince of Persia na Europa.
Master System :


NES:


Super Famicom e Super Nintendo:


OBS# notem que a versão Americana de Prince of Persia para o Super Nintendo (Snes) foi feita pela Konami.


SEGA CD:



ZX SPECTRUM:

Prince of Persia 2: The Shadow and the Flame.


A segunda versão de Prince of Persia também saiu em formato ADisquete (Floppy Disk).
Prince of Persia teve uma continuação direta de seu game de 1989, mas demorou longos 5 anos para ser lançada novamente. Em 1995 a Broderbound lançaria : Prince of Persia 2: The Shadow and the Flame.
Muitos jogadores, á primeira vista sentiriam uma certa familiaridade com o primeiro Prince of Persia (principalmente em relação á jogabilidade) não podemos nos esquecer de todos os movimentos característicos da primeira versão e claro das poções mágicas( quem jogou prince of Persia Sabe o quanto elas podiam ajudar ou sacanear o jogador.). Mas Prince of Persia 2 mudou na parte de combate, pois no game anterior os inimigos que apareciam uma vez ou outra, neste jogo aparecem com mais freqüência e algumas vezes em grupos de quatro ( algumas vezes quando um era morto os outros dois chamavam um reforço). O segredo do jogocontinuava o mesmo: completa-lo dentro de um tempo limite (1 h segundo o contador interno do Jogo). Os continues são ilimitados, mas o tempo não pode ser revertido, á menos que se retorne á partir de um save feito(!?) . Não meus amigos, não leram errado, isso mesmo! o sistema de passwords foi substituído por um save. A principal diferença gráfica, fica restrita apenas nas mudanças de cenário ( que estão mais amplos e longos) mas pouca coisa foi mudada em relação ao desafio e jogabilidade.
Novas Versões ou Remakes?
Como se diz no mundo da televisão: “Nada se cria, tudo se copia...” e Prince of Persia não escapou a ação dos Hacks. Em 1994 foi criada a famigerada versão: 4D Prince of Persia para o DOS.
A imagem abaixo nos mostra a tela inicial de Prince of Persia:

Prince of Persia já tinha o status de “game clássico” e para satisfazer a vontade dos colecionadores de jogos de PC e daqueles fans puristas que queriam matar as saudades da primeira versão e conhecer a segunda. Duas versões Ramakes foram lançadas para computador em 1995:

The Prince of Persia CD Collection continha o jogo original Prince of Persia e Prince of Persia 2: The Shadow and the Flame. A Edição vinha com ambos os jogos em um único CD e eram compatíveis com os sistemas: Windows e Machintosh.
Três anos mais tarde (1998) a Red Orb lançaria Prince of Persia Collection:
Praticamente a mesma versão Collection CD, porém como bônus, os jogadores poderiam conferir em primeira mão a nova versão e continuação de Prince of Persia Totalmente em 3D.
ANÁLISE FINAL:
por Master Game:
Nesse review de Prince of Persia, abordamos somente as primeiras versões de Prince of Persia. Sabemos que outras versões surgiram e cada qual teve seus momentos de fracasso ou de grande sucesso, já que Prince of Persia é uma franquia de jogos que esta sempre buscando uma melhoria contínua em seu processo gráfico e de jogabilidade.
Mas só quem experimentou a primeira versão á quase 20 anos atrás, sabe o quanto este jogo clássico começou á popularizar a jogabilidade nos PCs. Naqueles dias passados, os programadores de jogos tinham a árdua e ingrata tarefa de fazer jogos sem o apoio de grandes empresas e não tinham nas mãos os orçamentos e equipamentos milionários de hoje em dia, olhando trabalhos como este, sabiamos que mais que um trabalho os programadores tinham amor e dedicação naquilo que faziam e faziam bem feito.
Pena que este espírito de competência esta cada vez mais em desuso hoje em dia, tal como aquelas plataformas que abrigaram estes maravilhosos jogos.
Prince of Persia merece todo nosso respeito e adimiração, foi e continuará sendo um jogo único. é um reflexo da busca da jogabilidade perfeita e animações quase reais, e nos mostra que em um único jogo, reunindo estilos como: Puzzle, Adventure, Ação, Aventura, Estratégia e luta podem coexistir em perfeita sintonia e proporcionar uma jogo divertido, agradando á todos os públicos.



