sábado, 6 de outubro de 2007

Game Memória: Por onde anda Earthworm Jim?

Saudações Caros Amigos, Equipe e Saudosistas de Plantão:


Durante muitos de nossos trabalhos no Orkut , criticamos as continuações e prolongamentos exagerados de algumas séries de jogos (Mario e Final Fantasy que o digam), e sempre estamos resgatando a memória dos personagens esquecidos, lhes rendendo a devida homenagem e reconhecimento que merecem. Mas se tratando de Earthworm Jim, não se trata de um personagem esquecido, já que boa parte dos jogadores, lembram-se das tempestuosas aventuras deste personagem, mas ainda sim, Jim esta começando a cair no esquecimento e no descaso de algumas produtoras de jogos, que poderiam estar trabalhando em cima de uma nova ( e melhorada) versão deste clássico da era dos 16 bits.

Mas Quem é Earthworm Jim?

O personagem foi criado pelo cartunista Doug TenNapel e foi introduzido no mundo dos videogames em 1994, inicialmente para o Genesis (Mega Drive) e poucos dias depois para o Snes.

Douglas TenNapel
Criador de Earthworm Jim.


A história de Jim, é como se fosse uma versão bizarra de um famoso seriado americano do final da década de 70, o famoso: "American's Super Hero" ( ou simplismente: "O super Herói Americano... belive or not... rsrsrs") digo, isso devido a semelhança de que ambos receberam um traje que lhes conferia superpoderes e que ambos não sabiam usar direito e sempre se davam mal de alguma forma. E foi exatamente assim com Jim, que era uma minhoca comum, recebe um traje cheio de superpoderes e transforma-se na única esperança de um povo ou de salvar o universo de vilões com crise de megalomania.

Mas embora o enrredo possa parecer meio batido e confuso, as aventuras de Jim, eram repletas de elementos que cativaram os jogadores de videogame. Cenários coloridos e grotescos, power ups e armas exageradas, inimigos engraçados e uma ação frenética numa mistura de jogo de plataforma e tiro.

Jim é um símbolo de criatividade e de como as plataformas de 16 bits e seus programadores faziam um bom trabalho elaborando novos jogos e personagens, tudo parecia perfeito, mas não foi.

Ascenção e Queda:


Jim estava indo muito bem, o primeiro jogo do personagem havia conseguido agradar, além do jogo uma linha de brinquedos até uma série de desenhos animados havia sido criada, e muitos consoles da época, abraçaram o personagem e criaram versões do primeiro jogo para suas plataformas, os consoles multimídia (CD) assim como os computadores (DOS e Windows) também criaram suas versões.Mas particularmente eu acho que foi daí que a coisa começou a desandar.

Uma continuação foi Lançada no ano seguinte, e havia conquistado um sucesso razoavél, enquanto isso parecia ser um problema, novos pacotes e versões especais da primeira e segunda versão do jogo foram lançadas, a superexposição do personagem estava começando a cansar os jogadores, era o começo da queda.


Mas ainda restava uma nova chance para o personagem voltar a vingar, e ela veio através de duas aparições do personagem, no ano de 1999 graças ao Nitendo 64. Uma aparição como personagem selecionavel em: Clay Fighter 63 1/3 e outra em Earthworm Jim 3D ( este último também lançado para outras plataformas). Mas nenhuma das duas aparições e retorno do personagem, desta vez em um ambiente tridimensional, agradaram os jogadores, aliado a um enrredo fraco e um jogo cheio de falhas e bugs de programação, Jim estava com seus dias contados.

Mesmo com uma aparição e retorno para o Game Boy Advance, o jogo é mais um daqueles chamarizes para nostálgicos da época do Mega Drive e Snes, o jogo nem contava com algum elemento extra ou modo de jogo diferente, alguns esperavam até um sistema de passawords ou save, mas nada de muito significativo foi acrescentado.

E nos dias de hoje?

Já fazem 8 anos desde a última aparição de Jim em uma nova versão e jogo própio, o personagem sempre é lembrado nas altas rodas e discusões de jogos antigos, o que é um alivio , pois isso mostra que o personagem não caiu totalmente no esquecimento, mas as novas gerações estão avançando e esperamos que algum dia, Jim possa estar aparecendo novamente, não como um jogo retrô, mas sim como a promessa de um jogo de qualidade e que possa estar sendo bem trabalhado e reformulado para as novas gerações.

Nenhum comentário: