Após mais de 20 anos jogando videogames e jogos, uma pessoa pode dizer que já viu praticamente de tudo, não somente as novas tecnologias e avanços no setor do entretenimento gamístico, como também os avanços no setor de eletrônicos. A televisão, sempre fez parte desta nossa trajetória, e hoje , ver os modernos aparelhos , com imagens de alta resolução, som estéreo e grandes tleas planas em suas mais variadas polegadas, nos fazem pensar o quanto nossa maneira de jogar e onde jogar, mudou radicalmente.
Mas o que pensa um jogador desta nova geração, quando dizemos a ele que já jogamos em aparelhos de televisão com imagens em Preto e Branco?
No mínimo irão nos chamar de velhos, dizer que estes aparelhos são coisas de museu e que não estariam de acordo os dias de hoje e etc, etc. Mas ter vivido esta época, marcou a vida de muitos de nós jogadores veteranos, portanto este texto, irá tentar resgatar a ;"Magia esquecida de um mundo em Preto e Branco".
Mesmo que as transmissões coloridas e os aparelhos de televisão á cores, já fizessem parte da nossa realidade na década de 80, muitos jogadores receberam como "herança" para seus videogames, antigos aparelhos com imagens em preto e branco, já que a famosa "Televisão da Sala" deveria e tinha a obrigação de ser colorida. Sem outra alternativa, tinham que aceitar ou brigar por um espaço na "Televisão Colorida".
As televisões em preto e branco para videogames, estão também largamente associadas a um mito que percorreu boa parte de nossa geração de jogadores: "VIDEOGAME ESTRAGA A TELEVISÃO"
Mas o objetivo deste texto, não é trazer á tona recordações amargas , mas sim resgatar aquele saudosismo da jogabilidade em Preto e Branco*
(*nota* não sei por que diziam Preto e Branco, quando tudo que se vislumbrava na tela eram tons cinzas mais claros ou escuros, e raramente preto e branco, mas vai entender...).
FATO RÁPIDO:
Detalhes:
Para compreender melhor o assunto e não deixarmos dúvidas ou controvérsias quanto as imagens em preto e branco, precisamos nos atar a certos detalhes como estes:
-Alguns videogames que não estavam ajustados e para nosso padrão de cores e cujo o aparelho de televisão não tinha opções de ajuste destes padrões, geravam uma imagem em preto e branco dai só com uma transcodificação do aparelho ou um caro e muitas vezes não satisfatório transcoder, resolvia o problema.
-O Vectrex (videogame que utilizava-se de imagens vetoriais) e o Odyssey 100 "Brown-Box" tentavam driblar a falta de imagens coloridas , lançando alguns overlays (películas) que quando ajustadas na tela do televisor, davam a impressão de serem imagens coloridas.
-Os videogames NÃO estragam a imagem ou a Televisão, o que pode acarretar algum tipo de dano é o recurso de pause e as horas á mais de jogatina diante da TV. Aparelhos eletrônicos, podem apresentar problemas e reações adversas, mas associar problemas de mal funcionamento de um aparelho mediante ao uso de outro, que foi projetado para ele, é pura besteira.
RECORDAR É VIVER...
lembremos de alguns bons momentos da jogabilidade em preto e branco:






Comentários e Palavra Final:
Um dos motivos pelos quais eu fiz este texto e trabalho não é para mostrar as pessoas, o quanto era duro ser um jogador de videogame naquela época convivendo com esta limitações.Não é vergonha dizermos que jogavamos videogames usados ou em aprelhos de Talevisão ultrapassados, muitas vezes enjeitados, o texto e seu objetivo vai muito além desta concepção.
Gostaria de mostrar neste Texto, que mesmo diante destas limitações, mantinhamos viva a diversão proporcionada pelos videogames e seus jogos, queriamos e gostavamos de jogar videogame, não importa as condições nos quais estavamos sujeitos ou limitados. Haviam casos em que muitos não tinham nem ao menos um videogame, e íamos a casa de amigos, nos reuniámos e passavamos horas , mesmo diante de uma tela sem cor, imaginando como seria o jogo colorido, são épocas de muita saudade e alegria.
Eu lamento muitas vezes, ver que a tecnologia evoluiu tanto, que a jogabilidade evoluiu e ganhou novos adendo e possibilidades, mas que os VALORES que aprendemos, se perderam no meio do caminho, e estão desaprecendo com o tempo assim como a memória da jogabilidade em Preto e Branco.
Espero que aqueles que tiveram uma experiência semelhante, possam estar recordando e resgatando a magia esquecida de um mundo em Preto e Branco, e que possam esta passando esta experiência as novas gerações e a seus filhos.

4 comentários:
Nossa mas que nostalgia gostosa !!!!!
quem nunca curtiu um game na tv preto e branco !!! e sempre fez parte de nossas vidas o papo furado do video game estragar a tv,sempre aconteceu isso em casa.
mas como foi dito na matéria qe apesar de tudo sempre nos divertimos bastante e nos divertimos até hj,adorei a matéria pessoal abração meu caro amigo otacilio :P
acredita que meu velho nao deixa jogar game na TV até hj ??? uhauahuahuha ja tenho 22 anos,velhos habitos nunca morrem,mesmo mostrando que os video games novos rodam até DVDs heheh abração.
Grande texto Reinaldo!!!
Nostalgia pura!
Por coincidência, agora que o Atari completa 30 anos de estrada, me vejo novamente interessado por esse sistema que tantas alegrias me proporcionou no passado!
O Atari ainda vive nas mentes e corações de milhões de veteranos jogadores, que agora se aproximam da mesma marca que ele acabara de completar.
Já joguei muito em TVs PB, minha Philco-Ford de 17 polegadas que o diga, hehe! Guardo com bastante carinho minhas recordações em PB não só da minha história "gamer" mas também de telespectador.
Talvez só agora 23 anos depois do meu saudoso 2600, consiga apreciar os seus jogos como deveriam. Coloridos e em tela grande!
Abraço
Fala Reinaldo.
Joguei muito Atari e Top Game CCE numa tv PB.
Era bem divertido,não ligávamos pra FullHD ou algo do tipo.
Foram anos e anos de diversão que,na época eu reclamava,e hoje vejo que de barriga cheia.
Abração.
Muito bom trabalho !
Apagando as velinhas de 3.0 !
O uso dessa chave de P/B e cores era utilizada para 2 situações:
- Ajustar de acordo com a TV usada (nas TVs em P/B também dá diferença).
- Em alguns poucos jogos esta chave é utilizada durante o jogo para se visualizar ou outros (a chave de dificuldade também é usada em alguns como em X-Man).
Por exemplo, no jogo Space Shuttle e Masters of the Universe - He Man esta chave é utilizada.
Em consoles por exemplo da Polyvox, CCE e Dactar que não tem esta chave é um problema...
Postar um comentário