segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Vigilante:

A imagem trocada do herói é antiga, mas o jogo também já vai para seus 20 anos.
Melhor trocar a imagem, senão algumas pessoas podem criar uma nova, onde eu tomo a bordoada.



Saudações Caros Amigos, Equipe e Heróis de Plantão:

O jogo Vigilante, já teve seu review na Comunidade GERAÇÃO GAME® E Equipe de Amigos ® lá no Orkut, e seguindo o bom e velho jargão "Vale á pena ver de novo..." estamos refazendo a matéria aqui em nosso blog.

História:

A fórmula de VIGILANTE, assim como a grande maioria dos games Beat 'em Up da época, era a mesma: Uma namorada raptada por algum vilão mal encarado e por seus feiosos asceclas (tá bom, sem caprichar no palavreado! por capangas vagabundos), Um herói solitário que sabe lutar mais que todo mundo, e sai pelas ruas dando chutes e pontapés, fazendo valer os ideais de justiça,honra e trazendo a paz nas ruas (pelo amor de Deus, estou ficando enjoado, não tinha paz nem dentro de casa para jogar...) e no final a desprotegida donzela é salva. e ele dá um beijo na mocinha (cheeeeeega! que coisa mais mela cueca , Meu Deus!).Mas brincadeiras á parte e exageros quanto ao enredo e a trama do jogo, eram elementos comuns a maioria dos jogos, e que mesmo nos dias de hoje ,estando tão batidos e ultrapassados, conquistavam multidões, os fãs de filmes de artes marciais e dos seriados japoneses, que eram uma verdadeira moda e febre na época deliravam e se identificavam rapidamente com o tema.
imagem existente da parte superior do Arcade, eram como se fosse o label do Arcade ou dos cartuchos de videogame. Notem que esta (além do cartaz mais abaixo, foram os motivos que alimentaram o mito de Madonna ter participado deste jogo.



Imagem do Arcade do jogo Vigilante, os modelos que vimos nos fliperamas ou "casas de máquinas" eram bem diferentes...

O som e as músicas do Jogo Vigilante, não eram o ponto forte do jogo, mas não enjoavam .A jogabilidade era uma mescla de Kung Fu Master e o uso de algumas armas (Nunchakus e Dinamite) que complementavam a falta de variações de golpes, embora quando o personagem usava o Nunchaku, mais parecia que ele estava desmunhecando do que habilmente manejando a arma (sim eu sei que estou esculachando, mas era o comentário que ouviamos constantemente quando jogavamos o Arcade) isso sem falar daquele monte de inimigos que se agrupavam atrás do herói e... (melhor deixar para lá).

Dois dos momentos mais "Desagradaveis" para o herói.

Os chefes de fase, assim como os personagens, eram variações criativas de um mesmo personagem,ou seja, pega-se o desenho de um personagem, coloque um barba, aumente os musculos ou cores e tons de pele, e voilá! um novo inimigo e chefe de fase.Mas mesmo com todas as limitações da época,Vigilante era um jogo fenomenal e a Irem e a Data East (DECA) fizeram um bom trabalho.Mesmo nas versões caseiras (a do Master System sendo a mais famosa e divulgada) fez com que muita gente comprasse o console.

vejam um exemplo de como os personagens seguiam uma variação sutil de um mesmo desenho. Manhas de programação de jogos...


Mito: Madonna

Péssimas traduções são um prato cheio para criadores de mitos e boateiros, e já tivemos ao longo da história dos videogames, várias histórias e mitos criados graças as traduções erradas. Em Vigilante, o Mito mais famoso foi a participação da cantora e pop-star Madonna. Vamos conferir abaixo como tudo isso surgiu:

1-Cartaz muito suspeito:

Notem como a Namorada do Héroi se parece ( e muito) com a cantora e pop-star Madonna, até mesmo com o figurino extravagante que a mesma usava na época.

2-Versões com o nome da cantora e pop-star:


AMIGA PC-ENGINE(TURBOGRAFX-16)


AMSTRAD CPC ZX SPECTRUM

3-Mas por que só a versão do Master System foi corrigida?



Notem amigos que todas as versões anteriores para videogames e computadores domésticos (inclusive o própio Arcade lançado pela Irem em parceria com a Data East) usavam o nome Madonna, por que só o Master System usou Maria?

Não podemos afirmar com 100% de certeza, mas tenho uma teoria:

Notem que na versão do Master System, a palavra SKINHEADS das versões anteriores também foi trocada, e como sabemos esta denominação pertence a um grupo anti-semita, embora também seja largamente associada também aos Punks, mas notem que nem esta denominão foi usada. A Sega talvez temesse ter problemas futuros com direitos autorias também, por que não?

Mas talvez, a explicação mais provável, é que a Sega tenha usada Maria, pois Madonna nada mais é que um termo de origem italiana, para denominar Maria, ou a mãe de Jesus.

Agora pelo amor de Deus, e me digam, vendo esta imagem do Arcade... fora o nome que é usado para a namorada do herói do jogo, em que diabos,ela se parece com a Madonna (Cantora e pop-star)?
Se alguém me encontrar uma foto de Madonna com figurino de vestido de laçarote, mandem para mim que eu mudo meu depoimento e de idéia.

Cenário Estranho:

A primeira fase do jogo Vigilante é repleta de elementos estranhos e inusitados, estas imagens e análise são uma contribuição dos nossos amigos da comunidade: Reinaldo&Clycia, durante nosso primeiro review do jogo,na comunidade: GERAÇÃO GAME® E Equipe de Amigos ®:

SORVETES BOMBADOS: Uma campanha estranha da sorveteria ou uma nova linha de sorvetes para academias?
PIPI ROOM: Estão achando estranho? oras! mesmo os personagens de videogame, vão ao banheiro, tirar agua do joelho, seria de se estranhar se algum deles saisse só de cuecas.

Teria Maria, sido sequestrada realmente para provocar o Herói? ou simplismente por que era dona de uma loja? isso, jamais saberemos...

Comentários e Palavras Finais:

Falar de Vigilante, é voltar a um tempo em que , quando estavamos cansados dos nossos videogames dentro de casa, saíamos as ruas atras de mais videogame, isso signficava ir até as chamadas "casas de máquinas" ou fliperamas, encontrar os amigos e gastar fichas e mais fichas naquele mestre invencivel. Naqueles tempos em que a molecada era viciada em filmes de artes marciais e seriados japoneses.

Mas Vigilante, também representava aquela nossa expectativa de ter um "jogo igual o da máquina" dentro da casa da gente, que nem sempre ( ou quase nunca) agradava, pois sempre faltava aquele algo mais nos gráficos, som e claro, aquela jogabilidade competitiva ou o chato do "contra". Mas vigilante, em quase todas as suas versões domésticas fez bonito, e chegou bem próximo desta expectativa. Pelo menos quem teve o Master System ou o Pc Engine, nunca reclamou.Vigilante podia ser melhor que Kung Fu Master ou pior que Double Dragon, mas na minha opnião ele ficava na média.

Pena, que dois anos e meio mais tarde, chegaria Final Fight e Street Fighter II (Ambos da Capcom) e colocaria um fim a estes jogos Beat 'em Up da Irem, a Data East ainda sobreviveu um pouco, mas também foi decaindo com o passar do tempo.Quem viveu de verdade esta época de transição, sente saudades, e jamais se esquece deste e de outros jogos viciantes.

Um comentário:

Unknown disse...

Quando comprei meu master lá pelos idos de 94, esse foi um dos primeiros jogos que aluguei.

Em termos de dificuldade não há muito o que ressaltar, ela não passa de mediana. Graficamente o jogo é muito bom, assim como o som, que na versão japonesa ainda tem a vantagem do FM.

Irônicamente, na época não cheguei a completar o jogo, coisa que só aconteceu cerca de 8 anos depois, quando o comprei de uma locadora perto de minha casa.

Um bom jogo sem dúvida. Mas que peca na diversão a longo prazo.

Hoje não mais o tenho, acabei me desfazendo dele em prol de uma coleção mais completa, uma vez que além de loose, o cart estava bem desgastado pelo tempo.

Um cart para comprar, jogar e guardar, uma vez que não deixa de ter uma certa importância histórica, principalmente no Brasil, graças ao bom marketing da TecToy que o fez figura sempre presente nas páginas da finada SUPERGAME.