30 ANOS DE ATARI VCS 2600:



Saudações Caros Amigos, Equipe e Saudosistas de Plantão:
É muito comum ouvirmos das pessoas esta frase: "Só se começa á viver depois dos 40...", mas no caso dos videogames, em que sua vida útil é relativamente curta (não ultrapassando mais que 5 anos) como explicar essa longividade do console ATARI VCS 2600?
Um console que completa 30 anos e que continua sendo cultuados por pessoas que viveram ativamente sua geração, e ainda despertando a curiosidade, exercendo um fascinio e respeito das novas gerações, como explicar e definir ATARI.
É exatamente o que tentaremos fazer neste texto, digo "tentar" por que existe muitas formas para definir o efeito ATARI na vida das pessoas, pois são tantas histórias, tantas emoções e tantas impressões, que por mais que as plavras ajudem a descrever, sempre ficaria faltando um algo mais.
Saudosismo & Popularidade:
Quando perguntamos para as pessoas, com idades entre 25 e mais de 30 anos, se eles se lembram do ATARI VCS 2600, a primeira reação da pessoa é imediata, responder com um sorriso e seguido destes comentários.
-Eu tive este videogame.
-Eu joguei muito este videogame.
-Eu tive muitos jogos.
-Eu adorava os jogos deste videogame.
Esses são os principais e mais comuns comentários, mas quando perguntamos o fim que deram ao videogame, respondem com um ar de desapontamento,seguidos deste comentários:
-Vendi á preço de banana.
-Dei para amigos, vizinhos ou parentes.
-Ficou tanto tempo guardado que estragou e não funciona mais.
Isso nos mostra que embora as pessoas cultuem o ATARI VCS 2600 como um ícone dos videogames de sua infância, com a descontinuação do console e o advento de novos modelos mais modernos, trataram de se livrar o mais rapidamente possivel ou deixaram este se deterioar com o tempo, mas trata-se de uma tendência do própio ser humano em relação a sua história, e se pudessem hoje, voltar no tempo com certeza os fins dos consoles e jogos seriam outros, desde os pessoais até os lucrativos.
O ATARI VCS 2600 também é considerado o inicio de uma trajetória de muitos jogadores de videogame, não somente no Brasil , como no mundo. Ele traz consigo toda a firmação de: jogabilidade, programação,gêneros além de que quase todas as princiapias software houses e empresas do ramo existentes, já atuaram na elaboração de jogos para o sistema. Historicamente sabemos que ele não foi o primeiro, mas foi o percurssor e caminho para o futuro de todas as gerações.
Mas indo diretamente nos dois quisitos acima, podemos afirmar que o saudosismo gerado nas pessoas que viveram a era do ATARI VCS 2600, é baseado e fundamentado na grande popularidade que o console conseguiu entre as massas e influenciava até nos meio e ciclos sociais em que as pessoas viviam.
Mas como sabemos que um console não sobrevive sozinho, podemos afirmar que os Jogos, em
sua grande variedade de títulos, são os responsaveis pelo saudosismo e popularidade.
JOGOS E PERSONAGENS:
As novas gerações encaram e analisam os jogos de Atari como sendo : ultrapassados e limitados. Porém eles os respeitam, diante de sua grande popularidade, e por muitos serem os ancestrais de muitos de seus jogos favoritos dos dias atuais. Para as pessoas que viveram a era Atari, era tudo o que tinhamos , e não conheciamos plataformas mais modernas ou gráficos tridimensionais ou de alta resolução. O grande atrativo dos jogos era simplismente, instigar o jogador a recriar em suas mentes e imaginação, o que hoje é perfeitamente possivel graças aos recursos e engines poderosos, a busca pela recriação da realidade como nós a enxergamos não existia.
Os gráficos do ATARI VCS 2600 eram suaves, coloridos e todos achavam o máximo, até mesmo os pais achavam divertidas as propostas de alguns jogos, o Atari foi marcado por ser um videogame familiar, as músicas eram repetitivas ou simples efeitos sonoros, também repetitivos. Mas os personagens dos jogos do Atari, eram um caso á parte.Vejam alguns exemplos:
A "mosca" de Yar's Revenge.
o "Come -Come" Pac Man.
O Aventureiro "Pitfall Hary"
o "Homem Helicoptero" de H.E.R.O.
O "carrinho" do Enduro.
O "aviãozinho" de River Raid.Existem muitos outros personagens e jogos que poderiamos estar citando, mas isso só nos mostra o quanto o ATARI VCS 2600 era limitado sim , mas era versátil em seus jogos, temas e personagens, atendendo a todos os gostos idades e familias.
A diversão saudavél e não gritante ou apelativa de alguns jogos atuais, também eram uma característica forte do console, pela falta de concorrentes na época, e antes da chegada dos consoles de 8 bits, a Atari era soberana no mercado de jogos, No Brasil podia-se até ter num único cartucho uma variedade enorme de jogos, graças ao trabalhos de algumas empresas que fazima os chamados consoles "híbridos" ou "Baseados"no padrão do Atari VCS 2600, vejam alguns exemplos:


Nas imagens acima podemos ver alguns de nossos "clones" Brasileiros da esquerda para direita:
SuperGame CCE VG 2800 ( o modelo 5600 é muito similar) VG -3000,DACTAR, Dynavision,DACTAR II -MALETA e o Memory Game da Milmar com 128 jogos na memória.
Híbridos, clones ou piratas, ninguém efetivamente encarava estes videogames baseados no sistema Atari como produtos ilegais, os usuários tinham acesso ao sistema Atari, através de consoles mais baratos e cartuchos com maiores quantidades de jogos. As pessoas se sentiam felizes de terem um videogame, de terem seus jogos e de se reunirem na casa dos amigos, trocarem ou emprestarem cartuchos umas para as outras, a era Atari foi uma era consistente e voltadas as massas, para todas as classes sociais.
Comentários e Palavras Finais:
Não quis encher este texto com detalhes técnicos ou demasiadas informações, já que o tema esta sendo tratado em nossa comunidade no Orkut, e sendo muito bem cuidadoa e direcionado por nossos dois amigos e membros de equipe : Daniel Paes Cuter e Randolph.
A finalidade deste texto, e relembrar algumas características marcantes, deste console, que mais que o ícone de uma década, também é o responsavél pela criação de valores entre os jogadores. Quem não sente um orgulho dentro de si, em dizer que viveu esta época, que a acompanhou ? E poder dizer a todos o quanto aprendeu e se formou nesta velha escola.
Passados 30 anos desde a criação do console, e para nós que o estamos a pelo menos mais de 20 anos, acompanhado toda a evolução dos consoles,não deixamos de pensar que muita coisa se perdeu no meio do caminho, hoje todos os jogadores, independente da idade ou geração, querem ter o seu console de última geração e acompanhar suas evoluções, mas hoje vivemos a época do "quem pode pagar mais", não era isso que viamos na época do Atari, quase todos podiam ter este console em seus lares, quase todos tinham amigos e colegas nos quais compartilhavam os jogos esempre havia uma novidade, sempre alguém tinha algum jogo diferente, era divertido a procura , era divertido a emoção e aquela ansiedade, de finalmente jogar algo que todo mundo comentava, eu digo sem errar que a emoção de se acionar uma simples chave, de estar diante de uma tela que não mudava e somente marcar pontos não substitui em nada e não é melhor em nada do que qualquer videogame de última geração que já vi e joguei.
Mesmo com o fim da Atari como fabricante de consoles, ela deixa uma história e legado,em que cada ano que passa se extende e ganha mais e mais adeptos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário