FROGGER foi um destes títulos, criado pela Konami no ano de 1981, mas lançado pela Parker Brothers,Sega eGremiln inicalmente para Arcade e depois para para diferentes sistemas e consoles, dentre os quais podemos citar:Apple II Atari 8-bit Atari 2600 Atari 5200 BREW ColecoVision Commodore 64 Dragon 32/64 Game Boy Color Game.Com Genesis Intellivision J2ME Macintosh MSX Odyssey 2 PC Booter SNES TI-99/4A TRS-80 TRS-80 CoCo VIC-20 Xbox 360.
DETALHES SOBRE FROGGER:
O jogo Frogger, possui detalhes e algumas características bem interessantes abaixo mostraremos algumas delas:


Frogger foi um jogo desenvolvido pela Konami mas foi através da Sega e pela Parker Brothers que ele ficou bem conhecido mundialmente, acima podemos conferirisso através das tela títulos do Intelivision e do Vic-20.
possivelmente uma das imagens promocionais ou do própio Arcade Frogger.
Acima podemos conferir uma das box arts do jogo Frogger, esta mesma imagem foi usada em quase todas as box arts de vários sistemas e consoles no qual o cartucho foi lançado, notem em destaque que o jogoesta sob a licença da Sega, mas passou pelas mãos de várias empresas quando era lançado alguma versão para outro console.
O design do cartucho, característico da Parker Brothers tornou-se uma referência de quase todos os seus trabalhos em cartuchos de videogames , este design não foi apenas utilizado no sistemas da Atari ( no qual ele ficou bem conhecido), mas também foi utilizado no:Commodore 64 e Intellivision.
Nossa versão nacional em cartucho, lançada pela Polyvox foi uma das poucas a contrariar o design pré estabelecido pela Parker Brothers.
Como alguns computadores não utilizavam o cartucho como mídia, os floppy disks ( disquetes) também foram utilizados como mídia para este jogo, aqui temos o exemplo do que foi utilizado para o TRS 80.
esta é uma das versões de Frogger desta vez para o Snes, a versão do Snes traz em seu cover art ( ou label se preferirem) uma das próximas imagens a serem utilizadas nos jogos do personagem.
Em 23 deAbril de 1998 em um dos episodios def Seinfeld (episódio #168, "The Frogger") [5]. Jerry Seinfeld e George Costanza visitam um restaurante que costumavam a frequentar quando adolescentes e que esta prestes a fechar as portas, e descobrem que um antigo Arcade de Frogger continua lá no mesmo lugar e com o recorde de Constanza ainda inquebravél. Constanza compra o Arcade, e tenta leva-lo para sua casa, sem deixar que a máquina deslige, ou iria perder e apagar suas iniciais "GLC" (um absurdo pois, Frogger não tinha como deixar as inciais). Após ele ligar a máquina a baterias de força, ele tenta levar a máquina para sua casa, e a paródia do jogo começa, com os mesmos efeitos sonoros, ruas e trafego assim como a visãoTop View do jogo e o marcador de pontos, claro que tudo no fianl para ele dá errado e ele perde o seu recorde de 863,050 points, outra forçada de barra do seriado, já que o recorde mundial deste jogo é de 589,350.JOGANDO FROGGER:
Froger não é um jogo complicado, mas também não é demasiadamente simples como parece. O Objetivo do jogo e atravessar uma grande via expressa(primeira etapa) e atravessar o brejo chegando outro lado do rio(segunda etapa), na primeira etapa, na grande via expressa, é preciso desviar dos carros e caminhões, vencendo a primeira etapa, chega-se ao nível intermediário(ver imagem abaixo), onde deve-se tomar cuidado com cobras e crocodilos( isso depois de passar duas ou mais telas onde a dificuldade vai aumentando), em seguida ir pulando em troncos e plantas aquáticas, até chegar a um espaço, onde seu sapo (personagem) deve ficar(objetivo) e tudo isso num limite de tempo, existem power ups ou sprites de moscas (pontos) e sapos (vidas- o perosnagem começa com 4 vidas). Abaixo podemos conferir a tela principal do jogo:
E abaixo podemos conferir todos os elementos descritos mais acima, separados, de modo que vocês possam compreender e interagir conforme a descrição:
E isso é o que acontece, caso não siga as nossas instruções (RSRSRS):
Comentários e Palavras finais:
Frogger é um daqueles clássicos voltados para todas as idades e gerações. Sua proposta simples, sua trilha sonora marcante e seu desafio moderado nos mostram as receitas e os elementos certos que tornavam e ainda tornam , os jogos divertidos.
Para os colecionadores, é um clássico obrigatório e para os adeptos aos emuladores e a emulção, é um título que vale a pena ser relembrado e jogado. Não importa sua versão, não importa o quanto frogger passe por mudanças gráficas e avanços, Frogger será sempre o mesmo.

2 comentários:
Existe também uma versão mais simples do Frogger para os microcomputadores da Microdigital TK-82/TK-83 e TK-85 (compatíveis com o Sinclair ZX-81) e o CP-200 da Prológica.
Não tenho mais acredito que exista também para o TK-90X, TK-95 e Spectrum.
Será que não foi feita uma versão para o velho NES 8 bits (Nintendinho)?
Joguei muito pouco esse game na época em que tinha meu 2600. Mas uma análise posterior, me revelou um jogo bem interessante para a época, que me lembrava velhos conhecidos como "Freeway", e "Frostbite", ambos da Activision.
Hoje, ao retomar minha coleção de Atari, esses três jogos, invariavelmente entraram em minha lista, e o Frogger talvez seja o primeiro deles que irei rever.
Postar um comentário